Não entendo nada disto! Se rezo, chamam-me falso! Se faço jejum, ninguém sabe, mas passo fome! Mas afinal que se deve fazer nesta altura da Pascoa! Faço ou não faço pecado? É que eu só quero ir para o céu… é só isso. Uns dizem que não se come carne, outros nem peixe é jejum! Não entendo… passar fome faz-me mais santo para Deus? Não acho nenhum sentido nisto, Se me dissessem, trata bem a tua mulher e o teu filho e Deus fica contente contigo entendia…. Se calhar muitos dizem que fazem jejum e comem ás escondidas…. Não acredito nesse sacrifício todo! Muita parra e pouca uva, é o que me parece… pois, sou desconfiado! É que não consigo acreditar naqueles que se mostram bons, ora se buscam fama, como podem ser verdadeiramente bons? Não entendo…
Sou contra aqueles que muito se vangloriam, muito facilmente se descobre o quanto são artificiais… os seus gestos diários não correspondem ás suas palavras de caridade.
Também não sou exemplo de nada… infelizmente reconheço que agora falo bem, mas em vida, não consegui colocar em pratica o que agora entendo… foi preciso chegar a este ponto para entender tudo o que deixei de fazer… foi preciso uma vida infeliz, amargurado e sempre de faca afiada para criticar tudo e todos… pois agora aqui estou eu a rever a minha triste e inútil vida… a ouvir muitos mais como eu, a queixarem-se do mesmo, não fosse pensar que era só a minha imaginação… somos tantos aqui, surpreendidos com o tempo perdido, com a ilusão de que foram boas pessoas… pois, todos vivemos mais para a aparência do que para a verdadeira caridade, verdadeira vida…. Gosto de pensar em mim, como alguém que sabe avaliar a vida…. pois tristemente a conclusão a que chego…. É que não soube viver… comer ou fazer jejum pouco importam…. Se eu repartisse o meu pão com quem precisasse, isso seria a melhor ação que eu poderia fazer… nem fome, nem abastança…
E aqui estou, a olhar para mim e para os outros como eu… todos lamentamos a nossa falta de humildade e caridade… Que vai ser de nós agora? Para onde iremos?
Para locais de aprendizagem e reflexão dizem-nos! Não me resta mais nada senão aceitar o meu pobre destino… fui eu que o tracei… Piedade meu Deus!
Um irmão
Desapiedado de si mesmo, envergonhado pela sua falta de amor pelos outros e por si mesmo
É isso… Piedade Meu Deus!